quinta-feira, 17 de março de 2011

Um pouco de mim...

Quando paramos um instante para falar de nós mesmos parece algo tão difícil a ser feito que o mais complexo é saber por onde começar, o meu dilema já se trava ai, "como começar"...Depois de algumas reflexões decido iniciar descrevendo as minhas primeiras práticas de leitura, as quais tenho ceteza que começaram antes de ir á escola. Minha mãe, muito sábia, sempre contava histórias infantis para mim, ficava um bom  tempo me apresentando o livro e suas maravilhas e foi assim que minha curiosidade se despertou para este "mundo encantado", com 3 anos fui estudar e já tinha um tipo de relacionamento com os livros e acredito que os meus professores auxiliaram para prolongar este caminho.
Estudei todo o período escolar em escolas privadas e sempre tinha pensado em fazer o curso Direito, mas em cada série eu sempre me identificava mais com a Língua Portuguesa, então no 1° ano do ensino médio tive uma professora chamada Maria Cristina e o seu exemplo como educadora me incentivou na escolha definitiva de outra decisão: Cursar Letras. A partir daí comecei a observar mais os meus outros professores de Português e aprender com eles o que era "ser professor". Me lembro que quando criança eu dizia que gostaria de ser professora, mas na transição da puberdade e adolescência decidi fazer Direito, mas minha prima sempre me alertava "A gente sempre volta a escolher a profissão de quando éramos menores", não sei se isso se aplica a todos, mas aconteceu comigo, depois quis me tornar professora de Língua Portuguesa e firmei essa decisão até hoje.
Eu já tenho experiência como professora, mas não vasta, trabalhei apenas em duas escolas, uma como Intérprete de Libras e em outra como Estagiária assumindo turmas de 8° séries e o sistema do EJA. Também participei 2 anos de um Projeto na Ufba de incentivo á leitura, o nome do Projeto é Dom Quixote e foi umas das grandes experiências que obtive na Instituição e com certeza levo esses momentos para a sala de aula também. Almejo com a disciplina Didática e Práxis Pedagógica II um subsídio para auxilar na minha jornada pedagógica, arcabouço teórico aliado á prática para me ajudar a ser uma educadora crítica com propostas eficazes para a melhoria do ensino no nosso Estado.

2 comentários:

  1. Muito interessante, Liliane! O fato de seus professores terem marcado a sua escolha profissional, sendo um exemplo positivo, me faz pensar na importância de sempre fazermos o melhor na sala de aula. que professora você quer ser?
    o blog está lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu também fico feliz por ter tido professores que me ajudaram a escolher essa profissão, especificamente minha ex professora de língua portuguesa Maria Cristina. Hoje, dentro do ambiente acadêmico, espero ser coerente ao fazer uma transposição didática que dialogue com as teorias, cujo aprendo na Universidade. Sei que a disciplina de Didática será um bom aporte para que isso ocorra. Tenho grandes expectativas!!
    Obrigada pelo elogio!

    ResponderExcluir