segunda-feira, 18 de julho de 2011

Métodos e Técnicas: Orientações para o docente


Os capítulos estudados para a abordagem deste tema foram destinados á orientações para os professores sobre os conceitos de métodos e técnicas que devem ser utilizados para o ensino.  Os procedimentos de ensino são formas de intervenção dentro da sala de aula. Devem permitir a aprendizagem dinâmica, possibilitar a participação ativa do aluno nas experiências de aprendizagem e mobilizar as estruturas de pensamento do estudante. Essa aprendizagem se constitui como fenômeno dinâmico que só ocorre quando o aluno desempenha alguma atividade, a experiência da aprendizagem depende da interação entre o estudante e as condições do ambiente.
Ao escolher os procedimentos de ensino o professor deve considerar alguns critérios como: adequação aos objetivos estabelecidos; natureza do conteúdo ensinado e tipo de aprendizagem a ser efetivada; características do aluno; perfil da classe; condições físicas e tempo disponível. Os métodos são classificados da seguinte maneira:

ñ  Métodos individualizantes de ensino: valorizam o atendimento às diferenças individuais e fazem a adequação do conteúdo ao perfil de cada aluno, considerado individualmente. Ex: trabalho com fichas, estudo dirigido e o ensino programado
ñ  Métodos socializados de ensino: métodos que valorizam a interação social. Ex: técnicas de trabalho em grupo, dramatização e estudo de casos
ñ  Método sócio- individualizados: combinam as duas atividades, a socializada e a individualizada, alternando fases. Ex: método de problemas, unidades de trabalho, unidades didáticas e as unidades de experiência.

Métodos individualizantes
1.      Aula expositiva
Ela pode ser considerada em dois tipos, a primeira quando ela é feita de forma dogmática. Uma postura arcaica de ensino quando é feita desta maneira, pois a mensagem transmitida não pode ser contestada é “passada” sem discussões e a segunda posição é a dialogada, quando a mensagem apresentada pelo professor é simples pretexto para desencadear a participação da classe.  A aula expositiva pode ser usada nas seguintes situações:

Ø  Quando há necessidade de transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo
Ø  Para introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto
Ø  Para fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.

Características de uma boa exposição didática:
a)      Perfeito domínio e segurança
b)      Exatidão e objetividade dos dados apresentados
c)      Discriminação clara entre o que é essencial ou básico
d)     Organicidade
e)      Correção, clareza e sobriedade do estilo empregado
f)       Linguagem clara, correta e expressiva
g)      Conclusões, aplicações ou arremate definido
h)      O planejamento do professor é essencial
2.      Estudo dirigido
Ø  O estudo dirigido consiste em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor.
Ø  Há diversos tipos ou modalidades de estudo dirigido, pois o professor pode elaborar um roteiro contendo instruções e orientações para o aluno:
Ø  Ler um texto e depois responder ás perguntas
Ø  Manipular materiais ou construir objetos e chegar a certas conclusões.
Ø  Observar objetos, fatos ou fenômenos e fazer anotações
Ø  Realizar experiências.
Objetivos do estudo dirigido:
Ø  Desenvolver técnicas e habilidades de estudo, ajudando o aluno a aprender as formas mais adequadas e eficientes.
Ø  Promover a aquisição de novos conhecimentos
Ø  Oferecer aos alunos um roteiro ou guia contendo questões
Ø  Desenvolver nos alunos uma atitude de independência

Os procedimentos de ensino socializantes são aqueles métodos que interagem com o professor e com os alunos entre si. Exemplos são os jogos, a dramatização ou os trabalhos em grupos. Entretanto como os métodos individualizantes, qualquer procedimento ou atuação docente deve ser planejado, um planejamento organizado com objetivos claros e bem definidos.

Procedimentos de ensino – aprendizagem sócio – individualizantes
1.  O método da descoberta consiste em propor aos alunos situações de experiência e observação, para que eles, por meio da própria
atividade, formulem conceitos e princípios usando o raciocínio
indutivo.
2.  O método da solução de problemas é uma variação do método da
descoberta. Consiste em apresentar ao aluno uma situação problemátiéa para que ele proponha alternativas de solução, aplicando os conhecimentos de que já dispõe ou usando os novos dados e informações obtidos por meio da pesquisa.
3.  No método de projetos, o ensino realiza-se através de amplas unidades de trabalho, tendo um objetivo em vista e supondo a atividade propositada do aluno (isto é, o esforço motivado com um propósito definido). O projeto é uma atividade que se processa a partir de um problema concreto e se efetiva na busca de soluções práticas.
4.  O método das unidades didáticas consiste em organizar e desenvolver o ensino por meio de unidades amplas, significativas e globalizadas de conhecimento, integrando conteúdos de uma
mesma disciplina ou de várias disciplinas curriculares. Visa a
aprendizagem efetiva de aspectos relevantes do saber e a aplicação desse conhecimento na vida cotidiana.
É um método ativo sócio-individualizado, pois conjuga atividades individualizadas e socializadas.
5.  O movimento Freinet valoriza a expressão espontânea do aluno e
incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que
se aplica o sistema Freinet, o aluno é estimulado a expressar-se,
a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com
outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral
e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a
natural curiosidade e atividade dos alunos.

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