domingo, 3 de julho de 2011

Próximas visitas e as oficinas

A coordenadora nos ofereceu uma turma de 2° ano récem formada, no total 15 alunos inscritos, mas apenas cinco estavam presentes quando fomos fazer as oficinas. Nossa oficina estava pautada na literatura, a idéia foi de uma das integrantes da equipe de trabalharmos com Literatura com o objetivo de incentivar a leitura e mostrar os aspectos posistivos da literatura enquanto arte.
No primeiro dia, fizemos um diagnóstico, com o instrumento questionário, para avaliarmos inicialmente o nível de leitura e contato que os estudantes tinham, para saber que tipo de texto literário iríamos usar. Após esse diagnóstico fizemos no segundo encontro um trabalho com o conto "Uma idéia todo azul" de Marina Colasanti, é um conto que fala de uma idéia especial que um rei teve, mas ela era tão importante que ele preferiu guardá-la para o momento certo, mas se passaram anos e quando ele já tinha tempo para curtir e aproveitar a sua idéia, ela já não era oportuna e nem interessante.
O debate e a interpretação do texto foi muito proveitosa, apesar da turma ser pequena, foi uma tarde inesquecível, percebemos o interesse deles pelo conto e espero ter deixado o "gostinho de quero mais" para eles pesquisarem outros contos. Os pontos destacados foram elementos que compõem um conto, como a narrativa, imagens e descrição e a participação e imaginação do leitor. Eles começaram a imaginar o personagem do conto, o cenário e pedimos para que criassem um personagem, mas uma das alunas foi além, ela escreveu em pouco tempo um conto. Foi muito emocionante a história dela, pois tinha um final trágico, mas com uma lição de amor no final.
Isso não tem preço. Fiquei muito feliz, pois com pouco podemos alcançar grandes atitudes. Pensei enquanto uma futura educadora, como eu posso ajudar os espaços em que eu passar, como pequenas atitudes pode trazer boas consequências, essa experiência traz um novo ânimo para a minha docência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário